Pesquisa no Magia do Crochet

domingo, 13 de novembro de 2011

Lenço em crochet para o cabelo - como fazer - base para o xaile em crochet


Minhas amigas
O modelo do xaile em crochet em tons rosa publicado este verão tem recebido muitos pedidos de esquema.
Sem ter esquema, tenho referido que é o mesmo modelo do "pap" do lencinho, mas para quem ainda tem dúvidas e não o encontrou no blog  volto a publicar o mesmo post.
No pap fiz em fio matizado e no xaile, além do matizado intercalei um fio liso.
Começando no centro  da base (seguir a foto de baixo para cima) vai sempre aumentando na mesma sequência até ficar com o tamanho desejado


Bom domingo e bons xailes!
Abraço
Nélia

Abaixo o post de 2008
A pedido de várias amigas aqui vai a receita do lencinho para o cabelo:

Um novelo de fio Magicline ( só conheço em matizado) ou outro a seu gosto e agulha nº4.


Montar uma argola corrediça (para apertar no fim) .
Embora o normal seja, 3 pontos para subir, aqui fazer sempre 4. Como esta parte do lenço é que vai ficar para a frente, acerta melhor (por experiência)
1ª volta
4 pontos para subir (conta como 1 pau) mais 3 paus---3 pontos no ar----mais 4 paus
2ª volta
voltar---4 paus para subir mais 3 paus no mesmo ponto---2 pontos no ar---(3 paus, 3 pontos, 3 paus) no arco da volta anterior, 2 pontos no ar---4 paus no último pau da volta anterior.

Continuar assim, até ficar com 11 voltas ou as que desejar.

Terminada a última volta fazer na parte que vai ficar voltada para a frente 1 volta de" ponto deitado": 3 pontos no ar, 1 pau na base do que subiu e vai prender com ponto baixíssimo no intervalo entre os conjuntos de paus.

Ao chegar ao centro (onde iniciou o lenço), prender o ponto no buraquinho e só depois puxar o fio para apertar. (é mais fácil)

Terminada a parte da frente e sem cortar o fio fazer um cordão de 30 pontos , voltar para trás fazendo ponto baixíssimo e prender na base ( ficou com o 1º cordão para atar o lenço).
Continuar os outros 2 lados do triângulo com um picô a seu gosto.
No fim voltar a fazer mais um cordão como o 1º para atar.


Se optar por fazer liso, também fica bom, decorado com florzinhas...
Para fazer para meninas pequeninas seguir o mesmo esquema, mas utilizando fio e agulha mais fina.
Um bom trabalho para este fim de semana, rápido, alegre e contagiante...vai ver que depois de fazer o 1º...vai querer fazer muitos mais...



37 comentários:

Maria Salomé disse...

Nélia querida amiga

Obrigada digo eu por sua gentileza, olha aí, você fazendo também um pap maravilhoso.
Tenha um maravilhoso fim de semana.
Beijos carinhosos
Salomé

Daise angela Santos armindo Paula disse...

Ei Nélia to eu aqui fazendo o lencinho pra minha filha to fazendo vermelho pra combinar com o uniforme, e vou fazer um pra minha sogra que gosta de por um paninho feio no cabelo,e obrigado pelo pap tá uma delicia fazer muito facil abraços Daise

Norminha disse...

Olá Nélia!

Adoro passear no seu Blog! Seus PaPs são ótimos e suas fotos melhores ainda! Apesar de não ter netinhos, guardo tudo qdo a necessidade vier! rs...
Um forte abraço da

Norminha

Berenice... disse...

Uuuaauuuu!tuudo o que eu queria...ja esta em meus projetos este lencinho,minha filha quer um,obrigado amiga pelo carinho e disposiçao do PAP...quando o meu tiver pronto te aviso...nao esqce de passar no meu blog e pegar a foto do casaquinho viu?..bjooo

VovoBaisa disse...

Nelia querida!
Que lencinho lindo!
Outra coisa visitei Açores!
A-D-O-R-E-I-!
Que paisagens belas!
Ilhas lindas!
Natureza com a marca do Criador!
Valeu mesmo amiga. Vou rever estas imagens mais vezes!
Super obrigado.
Bj. Baísa

Patty Seibt disse...

Olá

Adorei a ideia do lencinho, fica uma graça!


bjs e bom final de semana
Patty

Judy disse...

Querida Nélia... que lindo e que belo tutorial... até eu, que mal sei pegar na agulha de crochet, fiquei com vontade de tentar!
Um beijo e ótimo final de semana!

Anônimo disse...

Olá, Nélia!
Obrigada pela visita. Estou para te escrever desde a semana passada quando perguntou da minha sobrinha, mas tenho trabalhado muito (graças a Deus) e agora ainda me incluíram em um novo projeto (ninguém manda eu ficar dando palpite em outras áreas... acabaram me chamando :-D). À noite, depois que meu filho dorme, me dedico ao belo vício: o crochê!
Bem, minha sobrinha nasce dia 14, infelizmente com data marcada, pois minha cunhada está com problemas de pressão. Nada grave, mas a médica não quer arriscar. Como já está no final (nasceria dia 30), a Giovana (esse será o nome dela) também ficará bem. Te aviso quando ela nascer.
Grande beijo,
Debora

Anônimo disse...

Ah! Lindo lenço!!!

Nilda Biagio disse...

Olá Nélia
Uma gracinha esse lencinho!!
Eu também estou fazendo o casaquinho prá minha netinha Ana Clara que vai chegar em setembro!!
Tenha um ótimo final de semana!!
Bj
Nilda

Admin disse...

Hola amiga, lindisimo el lenco em crochet para o cabelo, y gracias por compartir con nosotras como se hace. Que pases un lindo fin de semana, besos, bye

Miva disse...

OI NELIA
ADOREI O PAP DO LENCINHO, MUITO OBRIGADA!!!JA SALVEI.
BJS E QUE TENHA UM LINDO FIM DE SEMANA
MIVA

Nile e Richard disse...

Oi querida.Ficou excelente o seu pap do lencinho.Vim convidar voce para participar do concurso do dia das mães.Será um prazer em tela como participante.Um bom fim de semana para voce.bjitos.nile.

Eliana disse...

Olá Nélia!!
Muito obrigada por partilhar como se faz o lencinho!!Ontem á noite quando estava a fazer a minha visita diária mal vi o pap peguei logo na agulha e o resultado foi um lindo lencinho para a minha bebe, e tudo graças a si...Muito obrigada...Logo já ponho no meu blog...Depois passe por lá para ver como ficou!!
Jinhos
Eliana

Vânia Dias disse...

Oi Nélia
Coisas lindas por aqui..lindo este lencinho adoro, e esse fio é lindo heim?! Demais!!!
bjs
Vânia

Edilene Ruth disse...

Olá Nélia, legal a explicação, vou fazer um depois aí te mostro ok?
Edilene.

Dina disse...

Olá!! tem um premio para você no meu blog, passa lá
http://artesdina.blogspot.com/

Beijos
Dina

Marly Pinheiro disse...

Olá, Maria! Gostei muito do teu blog. Tenho visto muitos blogs bonitos mas o teu é diferente. Primeiro pela forma como mostra o pap e depois pela perfeição do teu trabalho. Admiro pessoas que fazem um trabalho perfeito como o teu. Parabéns e muita felicidade! Marly

Anônimo disse...

Nélia!

Penso que este lencinho vai ocupar muitas crocheteiras este fim de semana.
Com estre pap já não há dúvidas.
Também me entusiasmei!
abraço
Katlin

Edilene Ruth disse...

Olá, vou escolher uma madrinha pro meu blog... inscrição até 25/04.
Edilene.

Aninha disse...

Minha Lindinha!
ﻶﻉჱﻶﻉ ﻶﻉჱﻶﻉ ﻶﻉჱﻶﻉ

Que bom ter tempo para te falar:

- Você faz parte da minha História e é uma pagina do meu livro de vida.
E hojé escrevo, que te desejo Dias Maravilhosos!!!
ﻶﻉჱﻶﻉ ﻶﻉჱﻶﻉ
Bjinho no coração.
Aninha.

Obrigada por sua dedicação. Vc é Maravilhosa em tudo que faz...
Esse carinho em fazer o PAP para nós é muita doação, isso é muito bonito.
O dom de compartilhar poucos têm.
Tiro o meu chapéu para vc.
Bjus.
Aninha.

Isaura disse...

Olá Nélia!
Obrigado pela visita, gostei do teu cantinho, e este lençinho ficou lindo.
beijinhos

fiosdepalha disse...

Esse lencinho é um encanto, vou guardar o pap para depois fazer.
A bolsa da tua filha ficou uma maravilha, adorei.
Bj
Salomé

Brisa de Amor disse...

Oi Nelia!

Adorei tanto color!! maravilloso amiga!

otima semana amiga!

muitos beijos carinhosos do Argentina

Anônimo disse...

Olá!

Muito engraçadinho o lenço.
Boa ideia para começar a preparar a primavera que aí vem
Bom dia!

Kátia Moreira disse...

Oi Nélia...muito lindo o lencinho, adorei as cores.
Adoro passar por aqui e ver as novidades. Sempre aprendo muito. E não se esqueça que:
Ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores do que o seu silêncio.
Que sua semana seja muito abençoada!
Bjs Kátia Moreira

Judy disse...

Oi Nélia... adorei sua mensagem... já saiu bolo também!
Volto prá ver estes sapatinhos lindos que esta fazendo.
Um forte abraço,

Judy

zarita martins disse...

Olá Nélia
Ontem li o seu comentario,só não tive tempo de responder.Mas hoje cedo comecei a fazer o casaquinho da Daniela,talvez durante a semana o termine.Depois digo-lhe algo.
Tenho tido muito que fazer ultimamente,nem tenho ligado muito ao blog por falta de tempo.
Desejo que tenha uma semana feliz
Um abraço
Zarita

PS.Esse PAP está um mimo.Assim só não faz que não quer mesmo.
Com professora assim...

Arte e croche disse...

Amei o seu blog e gostei muito da idéia do lenço.É muito bonito e diferente!Estou aguardando o resultado da saia.
Obrigada pela visita
Beijos

♥ Denise BC ♥ disse...

Nélia

Que lido! a combinação das cores ficou magnífica.
Bjs,
Denise BC

Anônimo disse...

Oi Nélia que trabalho lindo vc faz.
adoro fazer croche.
edvandatrindade@hotmail.com
um abraço,
Edvanda

Anônimo disse...

ola NELIA,amo seu blog ,aqui aprendo muito estou fazendo este lencinho para minha netinha,quando der vou mandar a foto ok ,e que nosso bom DEUS te proteja muito para vc sempre nos ensinar mais bjs
zilda regina (mineira de BH)
oliveiraalvespinto53@gmail.com

Norminha disse...

Olá Nélia!

Hoje me deparei com esta postagem, e só agora, vejo que as ORIGINAIS são suas! Pois eu havia tirado de um Blog Internacional, como pode ver as escritas na minha postagem, e nem me dei ao trabalho de anotá-lo, pois as fotos estavam assinadas... Vou fazer uma ressalva na postagem e colocar seu nome na autoria! Desculpas desde já!
Abraço,

Norminha

luciana disse...

oiespero que esteja tudo bem com vc adorei seu blog,prescisa fazer um lenço de cabeça,pra uma preta velha,sou umbandista,mas não consegi dos outros modelos que vi.obrigado mesmo me salvou.que deus a abençõe sempree que te mais ideias.beijos

Celeste disse...

Olà Nélia,

Lindos lencinhos, e um pap 5*
como sempre.
Essa linha matizada é muito bonita.

Boa semana.Celeste

Pizinha Artesanatos disse...

Que linda linda esta que usou para fazer o pap.
Bjs,

Joyce

Maria Jose disse...

oi boa noite; ficou lindo o lencinho pra cabeça;
estou fazendo um com linha Anne e de cor branca e vai ficar lindo tb